Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat fica em segundo lugar no ranking do Enade em Mato Grosso
AVALIAÇÃO
Unemat fica em segundo lugar no ranking do Enade em Mato Grosso
10/03/2017 17:48:31
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou dia 8 o ranking  de universidades brasileiras, públicas e privadas, baseado no Enade 2015. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em segundo lugar no Estado, precedida apenas pela Universidade Federal de Mato Grosso.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Instituição, Vera Maquêa, ainda destaca a pontuação no Enade dos cursos de Administração do câmpus de Juara e de Direito, em Cáceres que obtiveram nota 4 numa escala de 1 a 5. No Índice Geral de Cursos (IGC) a Instituição recebeu nota 3 também precedida apenas pela universidade federal que possui índice 4.

"Tiramos uma nota ótima. O IGC é um indicador de qualidade que leva em conta a média de dados dos últimos CPCs da graduação e ainda considera indicadores da pós-graduação", comentou Vera Maquêa. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, projeto pedagógico, entre outros.  

A Unemat atualmente oferece opções de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras , com entradas regulares, de 25 profissões de nível superior. A Universidade também se destaca em programas de pós-graduação. Oferta doutorados e mestrados institucionais e interinstitucionais, doutorados em rede e mestrados profissionais.

Entre as peculiaridades da Instituição estão sua presença ser sentida em praticamente todo o território mato-grossense por meio de seus câmpus, núcleos pedagógicos do Programa Parceladas e polos educacionais de ensino à distância; a oferta de Educação Indígena com cursos de licenciaturas específicos e diferenciados e por ter sido a primeira Instituição de Educação Superior (IES) de Mato Grosso a adotar uma política institucional de ação afirmativa com vistas ao acesso e à permanência de estudantes autodeclarados negros e pardos.


Enade: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24704 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada